Blog

DAMINHAS E PAGENS

DAMINHAS E PAGENS

Como escolher? Mais novinhos, mais velhos? E a quantidade? Mas afinal, por que tenho que ter daminhas e pagens?

 Calma noivinha, o capítulo de hoje vai clarear suas ideias :)

 

CAPÍTULO 3 – DAMINHAS E PAGENS

 

1. Como escolher? 

Vale sobrinhos, filhos de amigos, afilhados. Considere a afinidade que vocês tem com a criança. Assim, fica mais fácil e os papais dos pequenos que não foram convidados, não fiquem chateado.

 

2. Qual a idade ideal para daminhas e pajens? 

Crianças muito pequenas podem “travar” na hora de entrar na igreja, seja por timidez ou nervosismo. O aconselhado são crianças entre 5 e 12 anos de idade, mas isso não é regra! O importante é que elas sejam íntimas dos noivos. Não esqueça de mostrar para elas que é um momento muito importante e não esqueça de alertá-las sobre a quantidade de pessoas, para não se assustarem diante tanta gente.

 

3. Quantos pajens e daminhas posso ter? 

Não há regra uma regra sobre a quantidade ideal de pajens e daminhas. Antes de decidir leve em consideração o espaço onde será a cerimônia, assim o equilíbrio visual e estrutural do evento não serão comprometidos. O ideal é contar com um pajem e uma daminha ou um pajem e duas daminhas. Também vale, somente o menino ou a menina. Caso você escolha várias crianças, é importante ter funções para todas elas. 

 

4. Devo pagar as roupas dos pajens e damas?

É de bom tom que, ao convidar pajens e daminhas, os noivos se ofereçam para custear os trajes das crianças. Mas se os pais dos convidados têm boas condições financeiras, isso não é obrigatório. O que a regra realmente pede é que os noivos arquem com as despesas do buquê, cabelo e almofadinha ou outra coisa que o pajem carregue.

 

5. Preciso ensaiar as crianças para a cerimônia? 

O ideal é fazer um rápido ensaio com elas no dia do casamento mesmo. Peça aos pais que cheguem 45 minutos antes da celebração para a cerimonialista fazer um teste. Com a igreja cheia, as coisas podem sair um pouco do roteiro, mas o ensaio já minimiza as possibilidades de problemas. Para garantir a entrada das crianças sem choro, uma dica é posicionar a mãe delas lá na frente, próxima aos noivos, chamando discretamente os filhos. Assim os pequenos se sentem mais seguros e geralmente fazem o caminho de encontro à mãe.

 

6. Posso escolher adultos em vez de crianças? 

Este tipo de iniciativa é bastante comum nos Estados Unidos e em outros países fora do Brasil. Foi o caso do Príncipe William e de Kate Middleton, que escolheram os respectivos irmãos para as funções. Neste caso, os papéis do pajem e da dama ganham um sentido maior: eles podem acompanhar o noivo e a noiva nos preparativos e no grande dia, além de levar as alianças. A ideia muito simpática. É uma maneira de homenagear os escolhidos. Alguns casais também optam pelos avós nas funções de pajem e dama e porta-alianças. Fica a dica ;)

 

7. Como escolher a roupa ideal para eles? 

É importante equilibrar tons e não chamar a atenção de forma negativa. Para não errar, use tons pastéis e discretos, especialmente se o casamento for durante o dia. Se for à noite, pode-se colocar um pouco mais de brilho, bordados e renda. As roupas devem oferecer conforto total, pois as crianças vão querer brincar e correr pela festa. Os trajes devem combinar com a roupa da noiva e com as cores da decoração e do buquê. Usar alguns detalhes nestas tonalidades dão um charme a mais. Já os pajens podem usar um modelo igual ao do noivo.

 

 

8. Qual a ordem ideal da entrada? 

O casal de crianças deve entrar ao som de uma música previamente escolhida pela noiva e pode ocorrer de duas maneiras: antes da entrada da noiva, ou então, juntamente com a noiva, indo às crianças à frente e a noiva acompanhada pelo pai alguns passos atrás.

Embora muitas noivas prefiram a segunda opção de cortejo, existe nesse caso um pequeno problema devido às fotos, pois ao entrar na frente da noiva as crianças irão tapar seu vestido na hora das fotos. E com assim as crianças desviarão a atenção da noiva. Outra dica para o cortejo é que em caso de mais de um casal as crianças devem ser ordenadas por ordem de tamanho.

 

9. Quem leva as alianças?

Quem leva as alianças é o pajem, a daminha leva um pequeno buque, mas caso você escolha uma única criança, e não o casal, para levar as alianças, pode ser pajem ou daminha.

 

10. Preciso ter um pajem para cada daminha?

Não. Se você preferir pode ter só pajens ou só daminhas. Como também pode ter 5 daminhas para um pajem. Fica a seu critério. Não há regras para isso. Caso escolha um casal de crianças, tente escolher da mesma idade, assim vão ter a mesma altura, para não ficar um casal desproporcional, e assim ficar mais belo aos olhos.

 

Bom era isso, espero que tenha clareado um pouquinho ;)


Beijo, Beijo.

 

Juliana Passos

SOS Casar

Fonte: http://bit.ly/2xLz6Fo

 

 

Compartilhe:

Categoria: BLOG

Juliana Passos

Sou Publicitária de formação e Marketing de atuação em uma empresa de tecnologia.
Integrar o time do SOS Casar foi um desafio para minha carreira.
Sempre quis ser jornalista, modelo e algum dia noiva.
A experiência vivida com essa equipe, é sensacional. Além de atuar na minha área, consigo ser um pouquinho de cada coisa, é um aprendizado incrível.
Se eu puder dar um toque: NÃO PERCAM AS NOVIDADES DO BLOG ;)